[Informativo] Sobre as recentes instabilidades e Ataques DDoS (22/03)

Soldados,

Gostaríamos de atualizá-los em relação a situação dos ataques DDoS que temos sofrido e sobre as instabilidades causadas nos servidores recentemente.

Aos que não sabem do que se trata, desde o início da semana os servidores da Ongame têm sido alvos de ataques DDoS que tem causado instabilidade em nossos jogos.

Um ataque DDoS é um ataque que visa indisponibilizar um servidor ou serviço, sobrecarregarando a banda do servidor.
Este tipo de ataque é realizado com frequência ao ambiente da Ongame, mas na maioria das vezes não chega a ser perceptível para os jogadores, pois possuímos várias ferramentas que tratam e eliminam totalmente o impacto causado pelo ataque.

Contudo, recentemente temos recebidos novos tipos de ataques, de diferentes formas e volumes, e que têm sido mais efetivos contra as ferramentas de proteção ativadas anteriormente.

Desde que os recentes ataques começaram a impactar nossos jogos, nossa equipe realizou uma série de mudanças e bloqueios com relação ao tráfego de rede com o objetivo de diminuir o impacto recebido. Inicialmente os bloqueios em questão ajudaram a prevenir os ataques que estávamos sofrendo, o que fez com que os responsáveis pelos ataques tivessem que alterar sua metodologia e a forma com a qual realizavam os ataques.

Neste momento ainda estamos sofrendo ataques com impactos relevantes, porém nossa equipe e todos os profissionais que cuidam de nossa estrutura de rede e data center estão analisando entre várias ferramentas qual a melhor forma de bloquear / inefetivar estes ataques, para que o tráfego do ambiente volte ao normal e todos possam aproveitar novamente os jogos da forma com que estão acostumados.

Assim que tivermos resultados positivos ou novas informações sobre as medidas de segurança tomadas, nós atualizaremos esta notícia.

Informamos também que assim que solucionado o problema, uma compensação em forma de bônus será fornecida para todos os jogos afetados (Metin 2, Aika e Point Blank)*.

*Mais detalhes da compensação serão revelados em outra notícia, após normalização da situação.

Atenciosamente,
Equipe Point Blank

Notícias | Eventos | Atualizações | GM Blog | Status do Serviço