[Informativo] Instabilidades nos Servidores

[Atualizado em 19/01]

Sobre as medidas de correção

No dia de ontem (18/01), houve um número menor de ataques que os demais dias, porém durante todos os ataques em questão, nossa ferramenta de proteção mostrou grande eficácia ao barrar o ataque, diminuindo o impacto ao mínimmo possível.

No momento ainda estamos monitorando a situação e o comportamento da ferramenta, mas é bastante provável que nos próximos ataques não haja o mesmo grau de instabilidade que estávamos enfrentando anteriormente.

Analisaremos a circunstância por mais algum tempo e, uma vez que confirmada a correção, prepararemos uma compensação pelo período de instabilidade.

Jogadores com conexão de rota internacional

Devido os ajustes realizados, jogadores de fora do país ou que utilizem operadores de internet que usem rotas internacionais podem sentir um pouco de lag durante as partidas. No momento nossa equipe está trabalhando para que estes jogadores não sofram tanto impacto durante os ataques.

Agradecemos a cooperação.

_________________

[Atualizado em 18/01]

Ongamers,

Ao final do dia 17/01 foram realizados novos ajustes que diminuíram o impacto do ataque que estava em andamento naquele momento.

No momento os jogos e servidores encontram-se estáveis. Nossa equipe continuará monitorando o resultado dos ajustes nos próximos ataques para informar o quão efetiva foi a mudança.

Em virtude dos ajustes realizados, no momento dos ataques, é possível que jogadores que joguem de fora do país ou que utilizem uma operadoras de internet em que a rota navega por locais internacionais sofram instabilidade.

Assim que tivermos mais informações, atualizaremos esta notícia.

______________________

[Atualizado em 17/01]

Ongamers,

Nossa equipe se mantém trabalhando durante o final de semana, junto dos operadores de rede de nosso internet data center a fim de encontrar uma medida para diminuir o impacto dos ataques. Durante os dias 16/01 e 17/01 foram aplicadas alterações no sistema de proteção, tornando a conexão mais estável em determinados períodos do dia, porém ainda não chegamos a uma solução definitiva que torne o impacto menos perceptível aos jogadores.

Continuaremos realiando análises e ajustes de configuração até que a situação se normalize.

Novamente agradecemos a compreensão de todos.

_____________________________________

Ongamers,

Como alguns de vocês têm notado e reportado, temos enfrentado desde ontem (14/01) algumas instabilidades e problemas de conexão nos jogos.
Estas instabilidades, que prejudicam os jogadores causando dificuldades no acesso, queda de conexão e lag, têm sido causadas por ataques DDoS frequentes e de alto volume realizados contra a rede da Ongame e seus jogos.

Aos que não sabem, um ataque DDoS é geralmente um ataque que visa indisponibilizar um servidor ou serviço, sobrecarregarando a banda do servidor.
Este tipo de ataque é realizado com frequência ao ambiente da Ongame, mas na maioria das vezes não chega a ser perceptível para os jogadores, pois possuímos várias ferramentas que tratam e eliminam totalmente o impacto causado pelo ataque.

Contudo, recentemente temos recebidos novos tipos de ataques, de diferentes formas e volumes, e que têm sido mais efetivos contra as ferramentas de proteção ativadas anteriormente.

Neste momento, nossa equipe e todos os profissionais que cuidam de nossa estrutura de rede e data center estão analisando entre várias ferramentas qual a melhor forma de bloquear / inefetivar os ataques em questão, para que o tráfego do ambiente volte ao normal e todos possam aproveitar novamente dos jogos da forma com que estão acostumados.

Para saber sobre a situação e o estado dos servidores, recomendamos que acompanhem nossa página de Status do Serviço.

Informamos também que assim que solucionado o problema, uma compensação em forma de bônus será fornecida para todos os jogos afetados (Metin 2, Aika e Point Blank)*.
*Mais detalhes da compensação serão revelados em outra notícia, após normalização da situação

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Equipe Ongame