GM BLOG

Proclamação da República: Um resumo
Data: 10.11.2017


Olá Atiradores!
 

Como estão todos?
 

Já estão podendo aproveitar essa Sexta-Feira?

 



OOOOH BABYYYY!! CAN'T DO THIS TO ME BABYYYYY!!

 

Espero que sim, porque pra quem tem tempo e curte história, aí vai um pouquinho de informação sobre nosso país, relacionada ao próximo feriado.
~ E com ela vocês também podem confirmar o que aprenderam para o Enem :) ~
 

Ocorrido em 15 de Novembro de 1889, a Proclamação da República do Brasil foi uma revolta político-militar com o intuito de acabar com a monarquia constitucional parlamentearista do Império Brasileiro.

A monarquia existiu no Brasil entre 1822 e 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II - este segundo tendo o fim de sua soberania neste evento.

 



Dom Pedro II. - O último imperador do Brasil

 

Por que ocorreu uma revolta pela proclamação?
 

As principais causas para que o povo se revoltasse eram, como costumam ser sempre, insatisfações populares com quem está no poder.

De exemplos, temos a crise e o desgaste do sistema monárquico - este não satisfazia mais à população. Haviam necessidades sociais a serem cumpridas, havia a necessidade de liberdade econômica, democracia e menos autoritarismo.

Havia atritos religiosos entre a Igreja Católica e D. Pedro II, pois o clero brasileiro fora 'mal preparado' no país. D. Pedro II tentou corrigir isto utilizando tendências liberais mas que iam de contra muitos ideais da igreja católica.

O período monárquico brasileiro também foi marcado por censuras. Os principais movimentos repreendidos pelo Estado eram os que defendiam a abolição da escravidão e o Estado laico (onde o poder do Estado é oficialmente imparcial às questões da igreja). Militares também estavam descontentes com essa questão e com rumores de corrupção que haviam na corte.

A classe média e também profissionais liberais queriam mais liberdade política e se juntaram ao movimento republicano. A elite agrária já não apoiava mais a monarquia por querer mais poder político.





Quadro óleo sobre tela retratando a Proclamação da República, por Benedito Calixto - 1893

 

Então, em 15 de Novembro, na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira na época), Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento, derrubando a monarquia e instaurando assim a República Federativa e Presidencialista no Brasil.

No mesmo dia, um governo provisório foi aderido, onde Marechal Deodoro assumiu a presidência da República.
A partir daí, o sistema político brasileiro como conhecemos hoje começava.

 



Retrato de Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República
e primeiro presidente do Brasil.


 

E aí, gostaram do nosso resumo?

O que tenho certeza que vocês vão adorar, é saber que vão rolar eventos especiais na semana da Proclamação da República para vocês aproveitarem, portanto, fiquem ligados em nossa página de notícias e eventos e participem!

 

 

EVENTOOOOOOOOOOOO *-*

 

Quer estar por dentro de tudo que está acontecendo no Point Blank? Então clique nos links abaixo para saber mais detalhes:
 

Notícia
Eventos
Atualizações
GM Blog
Status do Serviço


Desejamos a todos um ótimo jogo! Divirtam-se!

Atenciosamente,
Equipe Point Blank